Insights para medir a efetividade da Gestão da Inovação
Medir a Inovação pode ser uma tarefa complicada porque envolve a subjetividade do seu negócio.
Medir a Inovação pode ser uma tarefa complicada porque envolve a subjetividade do seu negócio.
Medir a Inovação pode ser uma tarefa complicada porque envolve a subjetividade do seu negócio, por isso não há somente uma ferramenta ou uma estratégia para mensurar a efetividade da Gestão da Inovação na sua empresa, tudo irá depender do contexto e do andamento dos projetos em si.
Mas não se assuste! Aqui você encontrará insights valiosos e um passo a passo para aprender a utilizar indicadores e métricas a seu favor.
Métricas e indicadores são a mesma coisa? Não. Cuidado para não confundir!
A métrica é o número, por exemplo: sua empresa tem 4 projetos de inovação. Já o indicador é o que vai permitir a avaliação destes números, por exemplo: dentre esses 4 projetos de inovação, dois são incrementais e dois são disruptivos, mas somente 3 dão resultados positivos.
Revisar métricas e indicadores periodicamente é o que vai te auxiliar em tomadas de decisões por trazer um panorama completo dos processos e da Gestão da Inovação.
Lembre-se: não existe um modelo ideal, o que funciona é aquilo que reflete o processo e a Gestão da Inovação da SUA empresa.
Mas, para que você possa ter um ponto de partida, listamos alguns indicadores clássicos que buscam mensurar os resultados dos processos de inovação:
- ROI (Retorno Sobre Investimento);
- Balanço de portfólio;
- Dedicação dos times;
- Percentual de investimento em PD&I;
- Penetração de mercado;
- Custos;
- Evolução no mercado e posicionamento da empresa.
Para ter um bom resultado, antes de tudo é importante ter em mente qual a sua razão para medir um desempenho e como isso será feito. Tendo isso definido, o segundo passo é dividir o sistema em três categorias: estratégica, tática e operacional.
Na categoria estratégica, você vai se perguntar (e definir!): Qual a visão do seu negócio? E aonde você quer chegar com a Inovação?
Esse passo é essencial para entender o quanto a sua empresa está se dedicando estrategicamente para poder desenvolver a Inovação.
Aqui você também irá inserir as “entradas”, isto é, os indicadores de intensidade. Basicamente listar os recursos que alimentam os processos de Inovação:
- O quanto a empresa está destinando de recursos para projetos de Inovação?
- Qual é a dedicação dos times de alta direção nesses desenvolvimentos?
- Quais são as metas de negócio a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo?
Na categoria tática, você observará como a empresa está operando. Em outras palavras, o que você está conseguindo atingir em relação ao que foi pensado em estratégia? Algumas perguntas podem te guiar nessa etapa:
- Quantas pessoas estão alocadas para determinado projeto?
- Quanto e o que eu estou fazendo que está direcionado para a estratégia de inovação?
- Quantos projetos estão em andamento?
- Quais são os tipos de projetos?
- Qual a resposta de mercado?
- Quais as novas categorias de produto?
- Quais resultados estamos conseguindo?
Aqui entramos na medição de processos e de resultados, de modo que os indicadores se relacionam à gestão do pipeline de projetos e aos resultados em si. Essa etapa é muito importante para o Time de criação que é multifuncional, pois facilita o gerenciamento e esclarece o status do que está sendo feito.
E, para finalizar, na categoria operacional você terá as pessoas que realmente estão executando esse sistema, por isso é fundamental que elas compreendam o que estão medindo e qual a importância dessas métricas.
Entender e estar preparado(a) para gerir a Inovação é o único caminho para que seu negócio não fique para trás nesse mundo de mudanças tão aceleradas. Sentir que há excesso de informações por aí e ter dificuldade em manter um foco estratégico é mais comum do que parece.
Se você quiser entender um pouco mais sobre esse tema, dê uma olhada nos nossos artigos anteriores:
- Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?
- A importância da Gestão da Inovação dentro das empresas
E, se você já entende sobre o tema, mas ainda não está preparado para a gestão, nós temos o caminho certeiro para você trilhar:
- Da estratégia à operação: processos de inovação;
- Como se tornar um protagonista da inovação;
- Conexão com o ecossistema para acelerar a inovação em rede;
- Como estruturar negócios e soluções inovadoras.
Ficou com alguma dúvida ou quer entrar em contato com um de nossos especialistas? Mande um e-mail para o nosso Time!
E-mail: contato@pieracciani.com.br
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.