Inovação Aberta x Inovação Fechada

Não, não há rivalidade entre eles.

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

A inovação pode ser feita através de muitos processos, metodologias, ferramentas etc. E não é diferente quando se trata de Inovação Aberta ou Fechada, pois são processos diferentes, com metodologias diferentes, formas de atuar diferentes etc.

Mas, se você não está entendendo nada, não se preocupe, iremos explicar os principais conceitos e os benefícios de implementação de cada uma: Inovação Aberta e a Inovação Fechada.

Inovação Aberta e a Inovação Fechada: Conceito

A Inovação Aberta (open innovation) busca suas referências fora da organização, ou seja, as empresas buscam ajuda em diversas fontes, tais como: universidades, hubs criativos e até mesmo dos consumidores.

Partindo deste princípio, a empresa vai buscar fora de modo a unir o máximo de informações/ soluções de pessoas e organizações às suas próprias ideias e conceitos, resultando em soluções disruptivas.

Já na Inovação Fechada, é o contrário, todo o processo de inovação ocorre dentro da empresa, ou seja, ela reúne seus profissionais para buscar soluções com o intuito de atender às necessidades daquele mercado.

Obviamente, quando uma empresa opta por tal modelo, geralmente possui um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento com tecnologia avançada, e todo o processo será mantido em sigilo, detendo assim todos os direitos autorais e de propriedade intelectual do que desenvolve.


Inovação Aberta: Quais os benefícios?

Conhecemos o conceito, agora vamos falar dos benefícios de se estabelecer a Inovação Aberta dentro de uma organização. São eles:

  • Menos tempo e custos para inovar: no caso da Inovação aberta, há uma ampla rede de parceiros que atuam de forma colaborativa, evitando gastos excessivos com profissionais que geralmente possuem salários elevados, equipamentos e espaços.
    E devido à abundância de profissionais e organizações envolvidos, o processo anda de forma mais acelerada. Não esquecendo que como é um projeto experimental, abre portas para gerar ideias mais facilmente.
  • Menos risco: neste modelo de inovação, é menor o risco, pois como existe uma visão mais ampla do mercado, não sendo restrita apenas às ideias da empresa, evita que o projeto seja um fiasco.
    Sabemos que quando se trata de novos produtos, processos e/ou serviços, nem sempre eles são bem recebidos no mercado, o que pode ser um grande prejuízo se o investimento for alto.
  • Abertura de novas possibilidades: quando muitas partes colaboram para realização de um projeto, muitas oportunidades surgem, novos mercados se abrem, novos negócios surgem, enfim, tudo pode acontecer, inclusive novas formas de negócio, filiais, franquias etc.


Inovação Fechada: Quais os benefícios?

Após conhecer os benefícios da Inovação Aberta, parece que não é muito vantajoso realizar uma Inovação Fechada, não é mesmo? Bom, são processos diferentes, e cada um tem os seus prós e contras.

Vamos aos benefícios da Inovação Fechada:

  • Possui grandes “nomes” da área em seu quadro de funcionários;
  • Lucro alto com P&D, desde que descubra, desenvolva e comercialize seu produto/serviço;
  • Quando lança produtos novos no mercado, não há concorrência;
  • Detém os direitos autorais e a propriedade intelectual deles, sendo muitas vezes pioneira no mercado.

Conclusão

Inovação Aberta e a Inovação Fechada são dois processos importantes, mas que não precisam funcionar separadamente. Isto é, você pode optar por funcionar simultaneamente na mesma empresa em projetos diferentes.

Muito interessante entender como funcionam as metodologias, os processos e as ferramentas que são utilizados para inovar em uma empresa e que estão dando certo no mercado.  Quer saber mais ou contratar uma consultoria para inovar na sua empresa.


Nós, da Pieracciani, esperamos por você!


No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Construindo um Portfólio de Inovação

TRL: avalie o nível de maturidade tecnológica do seu projeto

Design Thinking não é um workshop!

Robôs: da mitologia ao investimento

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros