HackTown 2022: Festival de Inovação e Conexões de Impacto
Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música foi retomado em formato presencial: o HackTown 2022.
Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música foi retomado em formato presencial: o HackTown 2022.
Após dois anos de pandemia, em setembro deste ano, o Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música foi retomado em formato presencial: o HackTown 2022.
O evento foi realizado em Santa Rita do Sapucaí, Sul do estado de Minas Gerais, pois a cidade é ligada fortemente à Tecnologia e à Inovação desde os anos 1960. Lá estão sediadas instituições de referência em Educação Tecnológica de excelência, como a ETE FMC (Escola Técnica Francisco Moreira da Costa), o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), e a FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação). Além disso, a cidade também sedia mais de 160 empresas de Tecnologia, sendo conhecida como o "Vale da Eletrônica''.
Nossa consultora, Viviane Agostini, trabalhou na organização do evento e pudemos acompanhar de perto a realização do Festival. Conhecido por ser uma experiência de imersão, inovação e conhecimento, o HackTown 2022 contou com mais de 30 mil pessoas e mais de 800 atividades, dentre elas: palestras, workshops, experiências e muitos shows, espalhados por toda a cidade.
Essa edição presencial foi um sucesso, envolvendo visitantes e habitantes de Santa Rita do Sapucaí, através de transformações nos negócios locais, tecnologias para um Agro mais sustentável, economia criativa, disrupção, diversidade, cultura, inclusão e educação.
Um dos temas do evento foi o conceito de "Future Foods". Os visitantes conheceram novas perspectivas em relação aos alimentos, a mudança de hábitos alimentares e melhoria na qualidade de vida.
O espaço Future Foods foi uma iniciativa do Senac e da Nestlé para que startups e empresas mostrassem produtos e serviços, abordando temas, como: comidas do futuro, tecnologias de produção e distribuição de alimentos.
O HackTown 2022 também contou com a inauguração do projeto Panela Nestlé, uma plataforma de inovação aberta para repensar todo o sistema de produção alimentar do futuro. A iniciativa conecta startups, universidades e parceiros comerciais a colaboradores de empresas, interessados em criar negócios e soluções para o ecossistema de inovação em alimentos.
Para tornar a experiência mais imersiva, os visitantes puderam experimentar alimentos diferenciados, como um prato à base de grilos, iniciativa da Panela Nestlé. Segundo a empresa, um alimento saudável, sustentável, rico em nutrientes e que possivelmente fará parte do nosso cardápio no futuro.
Outro ambiente que fez muito sucesso entre os visitantes foi o Coffee Hub, uma iniciativa de 84 mulheres produtoras e empreendedoras de cafés especiais. O espaço reuniu cafeteria, mostra de artesanato local e palestras. Personalidades locais da cafeicultura abordaram temas, como: sucessão no agro, inovação e produtor do futuro. Outros temas foram tecnologia, consumidor atual, rastreabilidade, impactos das experiências no agroturismo, além de tendências no mercado de cafés.
Um grande destaque desta edição do Festival foram as barracas espalhadas pela cidade e, principalmente, na praça Santa Rita. Lá, os visitantes puderam se fartar com pratos famosos, como: torresmo, sanduíche de pernil ou linguiça, feijão tropeiro, pão cheio, linguiça de vara e muitas outras opções.
Chamada de Sabores do Vale, a iniciativa reuniu 20 produtores locais, cozinheiros, donos de bares e de restaurantes, representando a gastronomia de rua oficial da região.
Outro destaque foram os shows, espalhados por palcos em toda a cidade: o Mercadão Municipal, a própria Praça Santa Rita, além do Underground Sessions - Pico Bar e do HackTronic - Beer House.
Foram mais de 20 shows durante os quatro dias de evento, reunindo nomes que se apresentaram nas últimas edições do Rock In Rio e Lollapalooza, como Far From Alaska e O Grilo.
A edição2022 do Festival foi marcada pelo avanço dos conceitos apresentados. Por exemplo, a tecnologia 5G mal chegou ao Brasil e o INATEL já está desenvolvendo os conceitos da próxima tecnologia: o 6G.
O INATEL, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), iniciou o trabalho de desenvolvimento da Rede 6G no Brasil, dando origem ao projeto Brasil 6G.
Os visitantes puderam conhecer a iniciativa e seu principal objetivo: definir quais são os passos necessários para que a futura geração de redes móveis seja capaz de atender as aplicações e casos de uso importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. A proposta é trazer a chamada "disrupção pura", como os "gêmeos digitais": simulações digitais virtuais, de objetos e processos, a partir de sinais reais.
Se você quer vivenciar as transformações do ecossistema de inovação e aplicar o que há de mais avançado em Gestão para mudar o futuro da sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas!
Fale conosco no e-mail contato@pieracciani.com.br
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.