O acelerador determinante da inovação

Nunca na história, vimos tantas empresas sofrendo pela perda de vantagem competitiva.

Por
Pablo Padilha
Por
Pablo Padilha
e
No items found.
Publicado em

Nunca na história, vimos tantas empresas sofrendo pela perda de vantagem competitiva. Dizem que a “culpa” é da pandemia que acelerou a transformação digital e “pegou as empresas de surpresa”, não dando tempo para montar uma estratégia digital.

Mas o que acreditamos aqui na Pieracciani, é que na maioria dos casos, o principal motivo é a dificuldade de se abrir ao novo, da necessidade de levar a cultura da empresa para uma estrutura flexível e de aprendizado, ou seja, fazer as coisas de um jeito novo.

Para que esta mudança ocorra e a empresa possa alcançar novos resultados, entendemos que o único caminho é pelo desenvolvimento das pessoas e tudo começa

pela liderança – desenvolver novas habilidades.

 

O impacto da educação no ecossistema de inovação

A educação e a Inovação estão intimamente atreladas, pois, só é possível inovar por meio do conhecimento de algo novo, e o acelerador deste processo é a educação.

A educação gera um alto impacto na inovação por meio do aprendizado contínuo, tanto para quem busca se aprimorar pessoalmente, quanto da geração de novos conhecimentos técnicos por meio da descoberta do novo. É um processo que se retroalimenta. O profissional que busca evoluir em sua carreira e como pessoa deve estar em constante aprendizado, sendo capaz de aprender continuamente, transformando a si e o ambiente em que habita, ou seja, seu ecossistema.

Habilidades dos profissionais do futuro

As regras do jogo mudaram já faz um tempo, e mais do que nunca, os profissionais, especialmente de inovação, devem desenvolver novas competências e evoluir outras.

As 10 principais habilidades de um líder continuam sendo: honestidade, atitude positiva, delegação, criatividade, comunicação, intuição, confiança, capacidade de inspirar, compromisso, sintonia com as pessoas.

Mas... estudos evidenciam que elas são e sempre serão importantes, mas não suficientes para a Nova Economia que estamos vivendo. As empresas não exigem apenas novas abordagens para a estratégia tecnológica; elas também exigem novos estilos de liderança.

Entendemos que a principal função de um líder é de ser um conector/integrador, ou seja, conectar a expansão da empresa como plataforma de negócios internamente. O profissional deve saber analisar e lidar com os impactos da inovação tecnológica nos

negócios – isso não é mais exclusividade da área de TI.

Especificamente, um profissional de inovação deve saber conectar pessoas, processos, parceiros e plataformas. Para isso, ele precisa desenvolver a habilidade de estar aprendendo continuamente, saber fazer perguntas transformadoras e não mais dar respostas, de ser flexível ao ponto de ter um mindset de experimentação.

Outra habilidade imprescindível é tornar-se um especialista – generalista, onde o profissional irá estudar uma enorme gama de campos diferentes, compreender os princípios mais profundos que unem tais campos, e aplicar estes princípios a sua especialidade principal.

E, diante de tudo, a habilidade mais importante é a de se inovar como modelo de negócio profissional, e se reinventar continuamente pela inovação.

Passo a passo definitivo para aprender o que você realmente precisa

Diante de tantas informações disponíveis para aprender, o desafio não é o tempo para estudar, mas sim a disciplina do foco e da análise do que realmente você precisa aprender e qual o melhor conteúdo disponível.

O primeiro passo é saber aonde se quer chegar profissionalmente (sair do ponto A para o B em termos de carreira); com isso ficará claro as necessidades de aprendizado para desenvolvimento de novas competências.

O segundo passo é buscar o conteúdo certo. Aqui é um ponto chave, pois deve-se optar por conteúdos de alta qualidade e que irá possibilitar a transformação que o profissional busca por meio do conhecimento – aprender e se transformar.

O terceiro passo é tornar-se um life long learner. É fundamental manter-se atualizado em qualquer que seja a área de atuação, assumindo o compromisso pessoal de “aprender por toda a vida” e colocar em prática o que se aprendeu.

Os impactos na carreira e na vida pessoal são inúmeros, pois o profissional estará mais capacitado para o novo mundo, terá mais retorno financeiro sobre seu conhecimento, estará cada vez melhor devido ao autodesenvolvimento, e estará mais satisfeito consigo mesmo.

Como podemos te ajudar

Sobre:

I Belt

O I Belt foi desenvolvido para formar gestores e gestoras de inovação capazes de implementar uma cultura inovadora, de aprendizado e transformação nas empresas, além de possuírem as competências essenciais para gerar e gerenciar a inovação corporativa.

O Innovation Yellow Belt compõe o Sistema Innovation Belt de Educação Corporativa, uma experiência imersiva, com metodologia própria, desenvolvida com base nos 30 anos de atuação da Pieracciani no campo da Gestão.

É um Programa de 80 horas de conteúdo que aplica um conjunto de técnicas de vanguarda que assegura a geração rápida e efetiva de ideias em sessões imersivas de trabalho – é mão na massa, para implementar de imediato tudo que se aprende nas aulas. Muito mais que um simples curso de gestão, é um acelerador de inovação.

Estrutura totalmente customizada para a realidade da empresa (in company) e também no formato turma aberta, contando com participantes dos mais diversos segmentos do mercado, proporcionando troca de experiências, network e interação colaborativa para resolução de um desafio pela inovação.

Design Thinking

Gerar soluções orientadas a pessoas, de forma disruptiva, financeiramente viável e com alto valor. Essa é a proposta do curso de Design Thinking da Pieracciani.

O curso foi desenvolvido para promover o potencial criativo e de inovação das pessoas, para que possam transformar problemas em soluções inovadoras por meio de técnicas e ferramentas de design e de inovação.

OKR

Conquistar resultados expressivos e consistentes com um time engajado e focado no que realmente importa. Essa é a proposta do curso de OKR que a Pieracciani desenvolveu baseado na realização de centenas de projetos de inovação.

O curso foi desenvolvido para que você aprenda a alinhar as prioridades de todo o time a estratégia da organização, criar rotinas sustentáveis, transformar o planejamento estratégico em objetivos, transformar tarefas em resultados. O conteúdo é extremamente prático, onde você irá aprender fazendo.

Gestão Ágil

Se adaptar às mudanças e fazer a gestão da rotina e dos projetos orientada a resultados – isso é ser Ágil e essa é a proposta do curso Gestão Ágil.

A Pieracciani vive a inovação como rotina, e para fazer acontecer, gerando muitos resultados e valor para seus clientes, tudo ocorre pela gestão Ágil. Então resolvemos ensinar para você como nós fazemos.

O curso Gestão Ágil foi desenvolvido para todos os níveis profissionais, da gestão à operação. É um conteúdo prático, utilizando casos reais em cada aula, onde iremos abordar os conceitos do que é ser ágil, cultura lean, gestão de projetos pelo Scrum e pelo Kanban, gestão de pessoas para o resultado e entrega de valor para o cliente.

Quer entrar em contato com um de nossos especialistas? Mande um e-mail para o nosso Time!

E-mail: ppadilha@pieracciani.com.br

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Construindo um Portfólio de Inovação

TRL: avalie o nível de maturidade tecnológica do seu projeto

Design Thinking não é um workshop!

O que é UX, CX e UI?

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros