A importância da Gestão da Inovação dentro das empresas
Em um mercado de constante mudança, as empresas que não se mantiverem atualizadas, estão fadadas ao esquecimento
Em um mercado de constante mudança, as empresas que não se mantiverem atualizadas, estão fadadas ao esquecimento
Há 50 anos Gordon Moore, cofundador da Intel, observou que o número de transistores dos chips de processamento teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos. Desde então, a Lei de Moore tem sido implacável em prever o ritmo exponencial de evolução da computação e, com isso, o nosso mundo.
Em um mercado de constante mudança, as empresas que não se mantiverem atualizadas, conscientes dos movimentos de mercado e prontas para agir, estão fadadas ao esquecimento - ou, quem sabe, a ser um caso como a Kodak.
E, se até gigantes estabelecidas como Kodak e Blockbuster podem quebrar por falta de inovação, então seria prepotência não pensar que qualquer empresa está sujeita a este perigo.
A resposta está na Gestão da Inovação, uma prática que cria estruturas e processos para que a Inovação seja implementada sistematicamente dentro de uma empresa. Se você quer conhecer mais sobre os fundamentos, leia nosso artigo anterior.
Não basta “inovar”. É preciso estabelecer uma cultura e processos que suportem os colaboradores a proporem suas ideias. É preciso dar combustível para questionar e gerar insights, ferramentas para desenvolvê-las, ambientes seguros para testá-las e as métricas corretas para acompanhar a efetividade das atividades relacionadas à inovação.
Além do básico - manter a empresa atualizada aos movimentos do mercado - a gestão da inovação traz outros benefícios:
“O talento vence jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”. (Michael Jordan)
Você pode ter pessoas talentosas em sua empresa, mas elas terão pouco impacto sem a estrutura e apoio adequados. Ao implementar a gestão da inovação, é possível criar ecossistemas corporativos, nos quais os funcionários se sentem motivados a contribuir com suas ideias.
A gestão da inovação possibilita sistematizar o processo de capturar, refinar e implementar ideias inovadoras. Para fortalecer a inovação, são necessários processos para capturar ideias de diferentes públicos (funcionários, clientes, parceiros etc.) e, então, selecioná-las. A gestão da inovação envolve desenvolver estes processos de forma escalável.
“Se você não pode medir, não pode gerenciar”. (Peter Drucker)
Um componente central da gestão da inovação é a coleta de indicadores-chave, como receita, market share, feedbacks positivos etc., que informem ajustes necessários em projetos futuros. Estes indicadores ajudam a minimizar o risco e incerteza associados ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, e demonstram o valor gerado pelas práticas de inovação.
Um processo estruturado de Gestão da Inovação garante que sua organização esteja sempre em contato com os consumidores, identificando tendências de consumo e trabalhando para sempre oferecer a melhor experiência para cada perfil de consumidor. Técnicas de inovação como o Design Thinking podem ajudar muito nesse processo.
Novas tecnologias são um dos principais direcionadores da inovação nas organizações. Prospecção e vigilância tecnológica são subprocessos da Gestão da Inovação que vão colocar a sua organização em contato com o que existe de mais novo no campo tecnológico para o desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento dos processos internos.
Nossos especialistas podem ajudar a estruturar o seu processo de gestão de inovação!
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.