O que é Hackathon e como utilizá-lo na sua empresa?

Hackathon é um termo derivado da junção das palavras hack (forma de programar) e marathon (maratona)

Por
Daniel Rodrigues
Por
Daniel Rodrigues
e
No items found.
Publicado em

Hackathon é um termo derivado da junção das palavras hack (forma de programar) e marathon (maratona), trazendo a ideia de uma Maratona de Programação. Trata-se de um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software com a intenção de desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana.

 

O sucesso do Hackathon depende da boa formulação do desafio inicial, sempre equilibrando trabalho sério com uma dose de diversão e descontração.

 

Entre as empresas que já realizaram Hackathons no Brasil estão: L’Óreal, Visa, Itaú, John Deere, Unilever, Globo, Natura, Ambev. E, além de empresas privadas, setores públicos também se mobilizam para a realização de Hackathons para a solução de desafios críticos, como as prefeituras dos municípios de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina, bem como da Câmara dos Deputados e do Ministério da Educação.

 

Quando realizar um Hackathon na empresa?

 

Empresas e instituições fazem Hackathons por diversos motivos. Entre os principais, pode-se destacar:

 

●       Construção de Softwares: Nesse caso, um grupo de funcionários de uma empresa, ou de estudantes, se reúne para criar ferramentas de software. Os apps criados podem ter temas livres ou um objetivo simples, de acordo com os interesses do organizador;

 

●       Inovações Corporativas: A inovação é uma das formas mais rápidas e sustentáveis de manter uma empresa competitiva. Durante um Hackathon focado em inovação, equipes de desenvolvimento buscam novas abordagens para a solução de problemas do dia a dia, que permitam o estabelecimento de novas oportunidade de negócio;

 

●       Recrutamento de novos profissionais: Buscar talentos no mercado muitas vezes é uma atividade complicada. Nesse contexto, o Hackathon surge como uma maneira de promover o encontro de possíveis novos funcionários para uma empresa de TI. Eles terão as suas habilidades colocadas à prova e, no final de 24 horas, será fácil identificar aqueles que conseguem resolver problemas em situações extremas, trabalhar em equipe e identificar bons métodos de trabalho rapidamente;

 

●       Aumentar o engajamento em torno de uma ferramenta ou linguagem de programação: Alguns Hackathons são promovidos para aumentar o conhecimento de desenvolvedores em torno de uma linguagem ou framework, como JavaScript e HTML5. Por meio delas, desenvolvedores podem conhecer melhor como APIs e sistemas funcionam, aumentando a sua experiência e habilidades de programação;

 

●       Melhorias na sociedade: Muitas vezes instituições de ensino ou o próprio governo promovem Hackathons para resolver problemas da sociedade e criarem parcerias com a iniciativa privada. Política, trânsito, educação e saúde são apenas alguns setores da sociedade que podem ser impactados por esse tipo de App Jam. Assim, novas abordagens podem ser adotadas mais rapidamente, sem as burocracias tradicionais do poder público;

 

●       Melhoria nos serviços de uma empresa: Os Hackathons Corporativos permitem que colaboradores de uma companhia se unam em busca de otimizações nos sistemas internos de uma empresa ou na busca por novas funções nos seus produtos. Elas são muito comuns em companhias como Google, Facebook e Microsoft. No caso da rede social americana, por exemplo, podemos destacar o botão de like, que surgiu após uma maratona de programação na empresa.

  

Como organizar um Hackathon?

 

O evento costuma durar até 48 horas, então é importante organizar todas as etapas para não ter surpresas.

 

Antes do evento:

  1. Definir o tema: para incentivar a participação da comunidade, o ideal é escolher um tema neutro, sem privilegiar um produto específico;

 

  1. Reservar um tempo para o planejamento: dependendo da escala do evento, serão necessárias de 3 a 6 semanas para preparar o evento adequadamente;

 

  1. Definir um local: isto deve ser feito antes de qualquer outra definição operacional;

 

  1. Pensar na possibilidade de contar com apoiadores: empresas podem apoiar a realização do Hackathon oferecendo equipamentos e serviços. Normalmente os     itens mais caros de um Hackathon são o local, o serviço de alimentação e as premiações;

 

  1. Planejar quem irá ajudar no dia do evento: colegas de trabalho, voluntários e  amigos;

 

  1. Divulgar intensamente para os potenciais participantes (sem esquecer dos estudantes!): procure por influenciadores que possam disseminar o convite nas redes sociais e por “boca a boca”. Peça para os apoiadores ajudarem na divulgação em suas redes também.

 

Nos dias do evento, é importante:

  1. Exagerar  (um pouco) na comida: não existe nada pior em um Hackathon do que desenvolvedores nervosos com o estômago vazio. Aqui as duas regras de ouro     são: caprichar no café (para ajudar os participantes a enfrentar uma maratona logo no sábado de manhã) e caprichar na comida (vale verificar se algum dos participantes tem uma dieta especial);

 

  1. Garantir uma premiação atraente: existe uma correlação entre a premiação e a qualidade das soluções geradas em um Hackathon;

 

  1. Estar preparado para imprevistos: problemas podem aparecer na comida, nos equipamentos eletrônicos, com a internet…

 

 Atividades típicas de Hackathons:

 

●       Definição do objetivo estratégico do Hackathon;

●       Definição clara do desafio a ser trabalhado;

●       Mapeamento de possíveis apoiadores;

●       Lançamento do evento com chamadas nas redes sociais e demais mídias relevantes;

●       Definição das dinâmicas que serão utilizadas durante o Hackathon:

o  Atividades “quebra-gelo”;

o  Formação dos times;

o  Rodadas de avaliação preliminar das soluções;

●       Definição da banca que avaliará os projetos;

●       Condução do Hackathon;

●       Elaboração de relatório completo.

 

 

Resultados esperados de um Hackathon:

 

Entre os resultados esperados, para o ambiente de inovação, estão:

 

●       Expansão das redes de contato: os participantes costumam trabalhar em grupos, o que possibilita novos contatos entre organizadores, apoiadores, empresas e programadores participantes. O contato durante o Hackathon fortalece relações pessoais e organizacionais;

 

●       Processo rápido de desenvolvimento: Devido ao tempo limitado em que os participantes têm que trabalhar nos projetos, as equipes tendem a seguir um processo de desenvolvimento ágil e interativo. Desenvolvendo rapidamente as ideias, testando e retornando para corrigir o que não está funcionando;

 

●       Soluções desenvolvidas de forma colaborativa e apresentadas em pitchs para uma banca de avaliação.

 

 Já para os participantes dos Hackathons, os grandes ganhos são:

 

●       Participar de uma comunidade e encontrar pessoas com perfil similar;

●       Aprender e Ensinar;

●       Resolver problemas;

●       Criar alguma coisa nova;

●       Construir, porque construir é divertido e recompensador;

●       Ganhar o respeito dos pares, através da expressão criativa;

●       Expandir os limites da tecnologia através da colaboração.

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer entrar em contato com um de nossos especialistas?

Mande um e-mail para o nosso Time e utilize a Maratona de Programação na sua empresa!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Café com Piera: Inovação dá dinheiro?

Caminhos da Inovação

Websérie UX | Episódio 4

Websérie UX | Episódio 3

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros