Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?
Se quisermos entender o conceito de Gestão da Inovação, devemos compreender com clareza o que é a própria ideia de Inovação
Se quisermos entender o conceito de Gestão da Inovação, devemos compreender com clareza o que é a própria ideia de Inovação
Nós temos recebido perguntas de leitores novos sobre alguns temas “de base”: temas fundamentais que parecem simples, mas que devem ser compreendidos para que se possa aplicar de forma efetiva técnicas e ferramentas do ecossistema de inovação.
Uma pergunta pertinente foi “Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?”.
Para responder a essa pergunta, precisamos dar um passo atrás antes. Então, vamos lá!
Se quisermos entender o conceito de Gestão da Inovação, devemos compreender com clareza o que é a própria ideia de Inovação.
Em sua essência, Inovação é a forma de criar algo, como uma forma de melhorar processos, serviços e produtos, favorecendo o valor da criação e possibilitando novos negócios.
Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais que saibam inovar e gerir a Inovação de forma correta, aumentando e melhorando a geração de resultados.
Agora que você não tem mais dúvidas sobre o conceito de Inovação, vamos ao que interessa!
Esse tipo de gestão, na prática, cria estruturas e processos para que a Inovação seja implementada dentro de uma empresa. Melhorando e aumentando a competitividade daquele serviço, produto ou processo, que precisa ser lançado. Este processo pode ser realizado com inovação aberta ou fechada, focando em diferentes tipos ou graus de inovação, mas de maneira geral, permeia quatro etapas:
De forma geral, um projeto de Inovação é formado por entradas, processos e pelos resultados gerados com esse desenvolvimento. Assim, gerando melhorias também nas principais áreas de uma organização, como marketing, finanças, RH, produção e vendas.
A ideia é que, com a Gestão da Inovação, a implementação assertiva de estruturas estratégicas e processos com mitigação de riscos se torne um propulsor dentro da organização.
Por isso, atualmente, saber gerir a Inovação se tornou uma competência muito buscada e valorizada pelo mercado, abrindo mais oportunidades para profissionais que investem nesta área e se atualizam sempre sobre as tendências desse ecossistema.
Como esse tema é uma demanda constante na Era em que vivemos, é comum encontrar profissionais na posição de líderes que têm de realizar a Gestão da Inovação, mas que não estão preparados para isso.
A consequência? Enganações. É aquele serviço que não sai do papel por falta de organização, o processo que ficou empacado na etapa X por apresentar problemas constantes, ou ainda o desenvolvimento de produto que vive gerando retrabalho porque os métodos de aplicação parecem ineficazes.
Mas, os projetos não podem ficar na gaveta, certo? Por isso, uma gestão especializada é o único caminho que trará resultados consistentes!
O que antes era aprendido na prática, hoje é ensinado por instituições que visam preparar os profissionais para atender a essa nova demanda. Há no mercado inúmeras capacitações para a implementação da Inovação dentro das empresas.
Essas formações e cursos de Gestão da Inovação buscam fornecer conhecimentos teóricos, para embasar o profissional em suas decisões, bem como atividades práticas, por meio das quais o profissional aprende a desenvolver todo processo de Inovação.
É fundamental estar preparado(a) para gerira Inovação porque ela é a ponte para o futuro. O que você tem feito para não ficar para trás?!
Não sabe por onde começar? Nós temos o curso ideal para você!
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.