Enquanto administra a severa redução do ritmo de vendas, o setor automotivo terá de focar em um segundo desafio: o Inovar-Auto. Apesar de o regime automotivo estar em vigor desde 2013, nem todas as montadoras estão com a estratégia definida para atender às exigências do programa, segundo Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas. “A eficiência energética é o grande pesadelo da indústria durante os próximos 12 a 16 meses”, aponta o consultor. Ele se refere ao prazo que as montadoras têm para fazer os ajustes necessários antes de apresentar os resultados ao governo, o que deve acontecer até novembro de 2016.   Segundo ele, enquanto algumas empresas se prepararam, desenvolvendo tecnologias e modelos capazes de atender a meta de melhorar em, no mínimo, 12% a eficiência energética de seus veículos vendidos no País, outras permaneceram estáticas, esperando que a legislação fracassasse. “As multas para quem não cumprir os objetivos serão pesadíssimas e vai ficar difícil escapar. As companhias que não levaram o programa a sério terão de fazer agora o que deveriam ter feito antes”, alerta Pieracciani. Cálculo feito por Automotive Business mostra que pode passar de R$ 8 mil por carro vendido o encargo para a fabricante que descumprir as exigências de consumo e emissões do Inovar-Auto.   O consultor estima que, para uma montadora que se instalou recentemente no Brasil e deve vender localmente 200 mil veículos nos quatro anos de vigência do programa do governo, as multas podem chegar à casa dos R$ 2 bilhões caso a empresa não dê atenção ao compromisso com a eficiência energética. “Muitas empresas provavelmente vão chorar nos ombros do governo lá na frente”, lamenta Pieracciani.

Veja artigo publicado em Automotive Business: http://automotivebusiness.com.br/noticia/21861/eficiencia-energetica-sera-pesadelo-da-industria 

 

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